A Zona Sul do Rio Grande do Sul se movimentou no final de semana com alguns clássicos. A rivalidade entre as cidades de Pelotas e Rio Grande, separadas por uma ponte e por um pedágio, entrou em campo nos dois lados do Arroio São Gonçalo.
Em Pelotas, o Farroupilha jogou no campo do Brasil de Pelotas, visto que o estádio Nicolau Fico está interditado pelo Corpo de Bombeiros. O jogo de domingo foi contra o São Paulo de Rio Grande. O Farroupilha tentava a primeira vitória na Segundona do Gauchão 2009, mas não foi dessa vez. Com um gol contra, o São Paulo conseguiu mais três pontos e deixou o Fantasma do Fragat com apenas um empate e duas derrotas na temporada.
Já em Rio Grande, o clássico entre as cidades de Rio Grande ocorreu com os times homônimos. O Pelotas saiu na frente logo no início do jogo, aos 6 minutos. Conseguiu fazer o segundo e ainda tinha 11 jogadores contra 10 do Rio Grande. Na expulsão de um jogador, aos 17 minutos do primeiro tempo, o técnico rio-grandino foi obrigado a mexer no time e, ainda no primeiro tempo, conseguiu o empate. No segundo tempo, porém, o jogo ficou totalmente frio e ninguém quis se jogar e arriscar. O Rio Grande ainda perdeu a chance de virar a partida, mas o empate já ficou de bom tamanho.
Voltando ao grupo de elite do Gauchão, o Brasil de Pelotas recebeu o Juventude no sábado no estádio Bento Freitas. O placar final foi de 0 a 0, no jogo que o Xavante jogou melhor nesta temporada. Vale lembrar que até agora o Brasil de Pelotas ainda não venceu nenhum jogo e está praticamente rebaixado para a Série B do Gauchão, junto com o Sapucaiense. Mais sobre o empate do Xavante com o Juventude no Limpo No Lance.
Mas o que eu queria falar mesmo era sobre a Série B do Campeonato Gaúcho. No próximo domingo acontecerá mais clássicos. Rio Grande e São Paulo jogam no clássido da cidade do Porto do Mercosul. Como o pessoal de lá diz, não há favorito, apesar do Rio Grande ter demonstrado melhor futebol nessas três primeiras rodadas. Já aqui em Pelotas, o embate entre Pelotas e Farroupilha acontece no outro domingo, dia 5 de abril, no estádio da Boca do Lobo.
Marcadores: Brasil-Pel, Farroupilha, Pelotas, Rio Grande, São Paulo-RG