Ontem começou a Libertadores 2009 pro Grêmio. Recebeu o Universidad de Chile e foi logo mostrando que o tricampeonato das Américas é prioridade. Pelo que me lembre, ainda não tinha visto o time do Grêmio jogando tão bem esse ano, mesmo colocando goleadas de cinco gols em adversários no Gauchão. Mas agora o nível é outro. Então o jogo ficou no 0 a 0.
Os ataques eram rápidos, marcação forte e só dava Grêmio. Não estava nem na metade do primeiro tempo e o Universidad já tinha dois jogadores com cartão amarelo. Tcheco, mesmo tendo seus 30 e poucos anos, corria e aparecia em todos cantos do campo, fazendo as cobertura do Ruy na ateral direita quando este subia ao ataque.
Como falei, só dava Grêmio. O time da Universidad só se defendia e deve tudo ao goleiro Márcio Pinto, da seleção chilena. Se não fosse o Pinto, o Grêmio ganhava. O Pinto tirou bolas no susto. Defendeu chutes, cabeçadas, qualquer bola que fosse em direção ao gol. Quando a bola entrou, foi falta nele.
O árbitro expulsou um jogador do Universidad que já tinha cartão amarelo e na jogada seguinte aconteceu um pênalti em cima do Jonas, mas o tio do apito resolveu ajudar os visitantes e não marcou o mesmo. Jonas que continua jogando um bolão! Jadílson foi outro que se destacou, assim como os meias Souza e Tcheco mostraram serviço.
Já Alex Mineiro, na minha opinião, foi o responsável pelo placar ter ficado zerado. Em determinada jogada, ele driblou o goleiro e chutou totalmente torto. A bola ía pra fora, pelo outro lado da goleira, mas um zagueiro chileno entrou de carrinho e mandou pra escanteio. A maioria das chances desperdiçadas pelos gremistas foi pelo Alex Mineiro. Assim não dá, careca! Ainda bem que temos Herrera e Máxi López esperando pra entrar e mostrar como se faz gol.
Pelo menos deu pra perceber que o Grêmio está bem e focado na Libertadores. A única coisa que faltou foi um pouco mais de calma dos finalizadores. O jogo começou cheirando à vitória e terminou com gosto de derrota, mas ficou um aroma de vitória mais adiante.
O Grêmio entra em campo amanhã, contra o Veranópolis, em jogo válido pela semifinal da Taça Fernando Carvalho, vulgo primeiro turno do Gauchão. Veranópolis foi o time que venceu o Grêmio reserva na rimeira fase. Veremos o que acontece. Lembrando que Victor não joga pois foi expulso contra o Juventude. Alguns outros jogadores também devem ficar na sombra descansando para a maratona.
Marcadores: Grêmio, Universidad de Chile