Queridos babacas, hoje meu Ramalhão jogou contra o poderoso Mirassol, na casa deles, e o máximo que conseguiu foi uma vitória apertada, apenas 3 a 0. Digo apenas porque, se apertasse, fazia mais (e o Mirassol tava apertadinho, querendo alguém pra fazer gol).
Como o jogo era longe e eu estou desmonetarizado, esse foi o primeiro jogo do Santo André nesse campeonato que não pude acompanhar no estádio. Assisti pela TV, e ainda perdi os primeiros 20 minutos.
Cheguei tarde pra ver o jogo do Ramalhão porque, como não pude ir a Mirassol, aproveitei para visitar outro estádio, provavelmente muito mais interessante, embora eu não conheça Mirassol: com um grupo de amigos, fui à Rua Javari, na Mooca, assistir Juventus e Ferroviária, pela série A-2 do Campeonato Paulista.
A Rua Javari é, disparadamente, meu estádio de futebol preferido. É um lugar aconchegante, peculiar, um tanto estranho, e único. A torcida juventina então, nem se fala.
Não é uma ou outra coisa que fazem da Rua Javari um lugar fantástico, e sim o conjunto do lugar: a torcida do Juventus cantando músicas em ritmo argentino e com letras curiosas que exaltam a Mooca e o Juve (o “Dono do Bairro”, como uma das canções denomina o Moleque Travesso); o tiozinho que vende canolis (docinhos também conhecidos como línguas de sogra) no intervalo do jogo; as dimensões absurdamente reduzidas do estádio (uma das arquibancadas tem uma placa com os dizeres “capacidade – 109 pessoas”); as casas ao redor do estádio, todas com grades nas janelas para evitar vidros quebrados pelas bolas que os pernas-de-pau lançam para fora dos limites do estádio; o portão de entrada do campo, aberto após o jogo, o que nos possibilitou visitar o gramado e o banco de reservas juventino; o Johnson (sim, esse mesmo, o atacante da seleção de Angola), que estava perdido ali pelas dependências do Juve... enfim, tem coisas que só se vê na Rua Javari.
O resultado? 1 a 0 pro Juventus, mas isso é o de menos.

2 comentários:

  1. Carlos Pedrosa disse...

    Que românticuzinho!!!!
    Saudozo futball paulista......

    Minha familia (em são paulo) morava na Mooca. Passei vááááárias férias de fim de ano ali. Pena que eu era uma criança ainda, cheirando a leite.

    É isso...

  2. Furlan disse...

    Eu gosto da Mooca, tem segurança.
    Só não sei se tem acento depois da reforma ortográfica...


Contato?


Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.