Ontem roou a final do segundo turno do Gauchão. Podem chamar também de Taça Fábio Koff. O Internacional recebia em casa o Caxias. A vitória já serviria como conquista de duas taças, visto que a Taça Fernando Carvalho (Primeiro Turno) já havia sido vencida pelo Inter. Então o Inter fez 7 gols no primeiro tempo e o Caxias viu que não teria a mínima chance de ganhar uma taça qualquer, nem a Fábio Koff e muito menos a do Gauchão 2009. No segundo tempo, o time de Caxias fez o gol de honra mais ainda teve tempo para sofrer o oitavo.
Hoje é dia da cidade de Caxias do Sul ficar quieta. Não tem como torcedores de um time brincar com o outro. Torcedores do Juventude devem se lembrar ainda da final do Gauchão 2008, quando o mesmo Internacional venceu por 8 a 1 seu time. Dessa vez, o local foi o mesmo, o dia mandante o mesmo, a cidade do time visitante a mesma, o resultado o mesmo, mas a cores do humilhado eram diferentes. O Caxias perdeu por 8 a 1 também.
Na última rodada da fase de grupos, o Grêmio foi até Caxias para jogar contra esse time. Ainda com Celso Roth no comando, o Grêmio jogou com time reserva e perdeu por 4 a 0. Um resultado que modificou muita coisa. Dessa forma, o Caxias se classificou em 3º lugar, deixando o Grêmio em 4º e fazendo-o jogar contra o Inter. Claro que o confronto entre Inter e Grêmio aconteceria, mas era a chance de deixar que isso acontecesse mais para o final do campeonato; quando vê só na final do Gauchão mesmo.
Ainda bem que futebol não conta com a lógica! Nem sempre o esquema tático com dois atacantes faz mais gols que o esquema com apenas um atacante. Ainda mais. O time que venceu o Grêmio de goleada, perdeu para o Inter de goleada. Se fossemos fazer uma conta superficial, no confronto entre Grêmio e Inter, daria o placar final de 12 a 1 para os vermelhos, dependendo do sentido do vento. Mas todos sabemos que foi 2 a 1...
Enfim, parabéns Internacional pelo Campeonato Gaúcho 2009. O Centenário de vocês merece o título estadual. Deixa eu ir ali jogar a Libertadores...
Marcadores: Caxias, Grêmio, Internacional