Times tradicionais brasileiros já mancharam uma história de glória e tradição ao aproveitarem de sua grandeza para disputar uma competição para a qual não estaria habilitado dentro das normalidades. É a chamada virada de mesa.
Todos sabem do Tricolor carioca que ao ser rebaixado em 1996 voltou a disputar o Brasileirão em 1997. Com o novo rebaixamento não foi possível a virada. O castigo veio entao com o rebaixamento à série C em 1998. Em 1999 o Fluminense foi campeão da série C conseguindo o acesso à série B. Porém uma outra virada de mesa, após uma grande confusão que visava livrar o Botafogo do rebaixamento* o tricolor carioca conseguiu a medalha de ouro no salto em distância, pulando da série C diretamente para a série A em 2000 (na realidade era a Taça João Havelange, mas o tricolor se manteve na série A a partir de 2001 sem ao menos pisar na série B).
Já o tricolor Gaúcho necessitou de ajuda semelhante no início da década de 90. Rebaixado em 1991, o Grêmio foi o nono colocado da segundona em 1992 e foi beneficiado pela CBF que mudou o regulamento e inflou o Campeonato de 93, com 32 clubes (eram 20 até então). A medida acabou beneficiando os clubes ditos grandes, que não corriam risco de rebaixamento naquele ano (inclusive o Grêmio). Com o campeonato inflado, haveriam 8 clubes rebaixados. Atlético Mineiro (32º), Botafogo (31º), Bahia (30º), Fluminense (28º) e Sport (25º) acabarm beneficiados. Foram rebaixados Desportiva (29º), Fortaleza (27º), Goiás (26º), Atkético-PR (24º), Santa Cruz (23º), Coritiba (22º), Ceará (21º) e América-MG (16º). Aqui em Minas a confusão foi grande. O América não aceitou ser rebaixado mesmo ficando 15 posições à frente de seu rival e entrou na justiça comum. O caso rendeu uma punição ao Coelho que ficou 2 anos suspenso de qualquer competição organizada pela CBF.
Mas o que poucos sabem é que outro Tricolor já foi ajudado por uma virada de mesa. Eu mesmo não me lembrava desta história, mas o todo-poderoso São Paulo já teve que se beneficiar de uma situação assim. A diferença é que o fato ocorreu no campeonato paulista. Você duvida? Este documento prova tudo: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html
Tricolores e viradas de mesa: feitos um para o outro.
*o trecho em itálico é de minha interpretação
Marcadores: Fluminense, Grêmio, São Paulo
5 comentários:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hahaha...
Os bambis dão chilique quando eu falo isso, mas todo mundo sabe que é verdade.
Na vez do Grêmio também teve enrolação por causa do Vasco, né não?!
Virada de mesa é o caralho, virem é a bundinha pra mim, virem.....
Mas a palhaçada é da CBF.... Ricardo JOKER Teixeira!!!!!!!!!
Agora parece que moralizou, parece.
Só falta a arbitragem e a Imprensa (GLOBO)
Parece que moralizou...parece...
Mas Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Atlético Mineiro e Corinthians conseguiram a volta no primeiro ano, jogando bola.
Se acontecer de o Vasco (ou algum outro que por ventura cair este ano) não conseguir é que eu tenho minhas dúvidas...
Agora só sobem 2. Se o Vasco não subir ano que vem voltam a subir 4..é o mínimo que farão...
Berg, vc perde mais seu tempo com os outros times do que com o seu, essa eterna mania de underground.... zulivre..