O Brasil de Pelotas estava, assim como em 2008, a poucos passos da Série B do Brasileirão. Depois de se classificar da sua chave, só faltava passar por um clube e se garantir na Segundona em 2010. O clube adversário era o América Mineiro, mas novamente o Xavante não conseguiu subir.
Em casa o Xavante empatou em 0 a 0. Um resultado ruim, pois jogar contra o América em Minas Gerais seria uma tarefa árdua; pelo menos não sofreu gols em casa. A tarefa de vencer o América fora de casa realmente foi árdua. E bastaram dois minutos para que o sonho Xavante fosse desfeito.
Durante o primeiro tempo, o empate de 1 a 1 dava chances ao Brasil. Os xavantes respiravam o ar da Série B. Mas no segundo tempo o América foi superior e, aos 25 e 26 minutos, dois gols abalaram as estruturas do grupo gaúcho. Buscar o resultado tornou-se praticamente impossível. E assim foi.
O Brasil de Pelotas disputará a Série C em 2010, mais uma vez morrendo na beira da praia.
Outro gaúcho com chances de subir, o Caxias, também deixou seu sonho de lado. O empate em 1 a 1 com o Guaratinguetá foi favorável ao time visitante, que marcou aos 42 minutos do segundo tempo, frustrando toda a torcida grená.
Por outro lado, os pelotenses vêem o Pelotas brigando fortemente na Série B do Gauchão. Mais uma vitória e o time da Boca do Lobo estará no alto escalão gaúcho em 2010. Escalão este que o Brasil de Pelotas não participará pois foi rebaixado este ano.
Marcadores: América Mineiro, Brasil-Pel, Caxias, Guaratinguetá, Pelotas